É Impossível quem não fique preocupado com a queda constante de cabelo, e posso falar com um certo grau de certeza, o medo de ficar careca permeia o mundo masculino. Já havíamos comentado aqui que a queda normal de cabelo no dia-a-dia que costuma acontecer e em média de até 100 fios de cabelo por dia. Parece muito mais é completamente normal e nosso organismo produz mais fios do que perdemos por dia.
O que merece mesmo a atenção é se percebermos que existe um excesso de queda ou se os cabelos estão ficando finos e sem força. Na fase inicial podemos perceber as entradas laterais do cabelo aumentarem e em alguns casos mais avançados o topo da cabeça começa a ficar calvo. Saber o motivo porque eles caem é um tanto complicado pois vários fatores podem influenciar esse processo.
Quais fatores podem provocar a queda de cabelo?
– Fator Genético: Se existe alguém da família com esse problema a chance de você sofrer com a calvície é maior. Nesse casos os dermatologista recomendam que se procure com antecedência um especialista para verificar se você digamos assim, foi “sorteado” com essa herança genética. Quando antes descobrir e tratar melhor.
– Fatores emocionais: Os males do mundo moderno como estresse e depressão provocam tanto mal para o nosso organismo que o cabelo é um dos primeiros sinais que alguma coisa não vai bem.
– Processos químicos: Algumas vezes a queda de cabelo se deve ao uso exagerado ou incorreto de tinturas, alisamentos , progressivas e afins. Se não for feito de maneira correta ou se o cabelo não for tratado e hidratado com se deve, os fios podem se enfraquecer, ficar quebradiços ou no pior dos casos ocasionar uma alopecia química. Até já falamos aqui sobre alisamentos e algumas dicas antes de fazer, vale a pena a leitura.
Muito relatam aqui no blog que o cabelo está ruim, tá caindo, seco e que só fez uma alisamento ou tintura. Pois bem, as vezes o que parece queda pode ser o cabelo se partindo. Isso mesmo, começa com fios opacos em com aspecto “emborrachado”, depois eles vão ficando mais secos e começam a se partir. Por isso que procedimentos corretos (feito com um especialista) e hidratação são fundamentais.
– Falta de vitaminas, má alimentação: Anemia, má alimentação, obesidade também podem favorecer a queda de cabelo. É muito importante uma alimentação equilibrada rica em vitaminas e minerais e exercícios para garantir também a saúde dos fios.
– Envelhecimento: Pois é, uma etapa da vida em que alterações hormonais podem ocasionar o problema e que é conhecido nos homens como andropausa e em muitos casos pode levar à calvície.
– Bonés: Falo por experiência própria, usar boné constantemente, favorece e muito para a queda de cabelo. O boné abafa o couro cabeludo aumentando a umidade por causa do suor e isso favorece a proliferação de fungos, o que pode causar caspa, seborreia e doenças no couro cabeludo.
Bom, esse são algumas das causas que podem piorar ou ocasionar esse problema. Mas não se desespere, alguns passos acima podem ser corrigidos facilmente ajudando a prevenir a calvície.
Dicas para evitar a queda de cabelo
Partindo do principio fundamental de que a gente é o que come, começar se alimentando melhor é a base de tudo. Você sabe quais alimentos ajudam o cabelo crescer mais forte? Veja alguns:
Já perceberam que alguns suplementos vitamínicos para o cabelo tem o sempre aminoácidos na sua composição? Particularmente prefiro comer os alimentos que os contenham ao invés te tomar compridos, gosto de comer (e muito) e a gente sempre pode comer bem e melhor.
Pois bem, nosso amado arroz e feijão são ricos e aminoácidos e quando absorvidos pelo nosso organismo produzem proteínas específicas que fortalecem os cabelos. Que beleza hein?!
Outros alimentos amigos do cabelo saudável:
- Laranja: Tem pectina que funciona como um desintoxicante do organismo.
- Cenoura: Rico em betacaroteno e vitamina A.
- Aveia: Tem vitaminas do complexo B, Zinco e silício que auxiliam a estruturar a queratina capilar.
- Salmão: Contém ácidos Graxos, selênio e ômega 3.
- Soja: Rico em Biotina que auxilia o fio a ficar mais forte.
Enfim, aqui são alguns exemplos de alimentos que encontramos facilmente que podem ser incluídos na nossa dieta. Nem vou falar em fazer exercícios físicos e manter hábitos saudáveis que acho que todo mundo sabe que deve fazer entretanto alguns fingem ou não dão a mínima para isso. Não falo em correr a próxima São Silvestre, eu também não sou tão “caxias” assim, mas ir passear com o cachorro ou dar uma boa caminhada já ajuda bastante.
Cuidados importantes no cotidiano
Durante nosso dia a dia também podemos evitar alguns costumes que podem detonar os nossos cabelos, veja o que podemos evitar:
- No banho: Use sempre um xampu específico para o seu tipo de cabelo. O objetivo do xampu é limpar, portanto ele tem que agir como tal. Se a sua raiz é oleosa , use um xampu para cabelos oleosos, se for seco da mesma maneira e assim por diante. Nessa matéria explicamos também como lavar corretamente, vale a leitura:);
- E não menos importante, enxague muito bem os cabelos para retirar o excesso de condicionador e xampu. A raiz oleosa ou com muito resíduos obstruir o crescimento dos fios e com o tempo a queda é inevitável.
- Evite lavar com água muito quente;
- Se você tem cabelo comprido, evite amarrar com borrachinhas. Elas fazem um efeito tensor e quebrar os fios.
- Evite dormir com os cabelos molhados.
A industria cosmética tem evoluído muito e além de podermos escolher os produtos ideais para o nosso tipo de cabelo ainda temos várias opções de xampus e condicionadores anti-queda.
Suplementos vitamínicos
Em alguns casos de faz necessário o uso de alguns suplementos que irão nutrir os cabelos, deixa-los mais forte e evitar que os cabelos se enfraqueçam.
Veja o que falamos do Pantogar a um tempo atrás.
Receitas caseiras para o cabelo parar de cair e deixá-los mais fortes
Já contei minha saga da quase calvície que me assombrava e por isso sempre recomendo meu inseparável chá de amora. Falamos dele aqui nessa matéria.
Essa outra receita eu encontrei no blog do Hair stylists Marco Antonio Biaggi. É uma receita de chá milenar da medicina chinesa, confesso que não testei mas como os ingredientes são totalmente naturais, vale a pena testar.
Ingredientes
– 1 cenoura picada bem fininha com;
– 1 maçã picada bem fininha com casca e tudo.
– 1/4 de limão picadinho com casca.
– 1 litro de água fervendo.
Adicione a água como se fosse fazer uma infusão. Espere alguns minutos e já pode beber. Beba tudo no mesmo dia.
Parabéns pelo site!
Muita qualidade e clareza nas informações.
Gostaria de saber se você recomenda algum profissional aqui no RJ? Sempre cortei o cabelo no primeiro barbeiro que aparecesse.
Abs
Obrigado Tcode! Fui poucas vezes ao Rio, vou ficar te devendo essa. Abs!
Great! Só falta encontrar por aqui esta fabuloso chá de Amora!
Poxa, meu cabelo estava no meio das costas já e acabei cortando por causa da queda. Deixando crescer de novo e seguindo as dicas aqui! Site muito bom. 🙂
Que pena cara! Espero que dessa vez de tudo certo:)
Um abraço e obrigado pela visita!
Eu com certeza ficarei calvo, pois a familia da minha mãe e a família do meu pai todos são calvos, porém eu ainda estou com 16 anos e está caindo muito cabelo já.. principalmente na lateral, acima da costeleta. Isso é normal?? estou preocupao
Cair cabelo é normal, agora para saber se essa queda está anormal, só mesmo um dermatologista para saber. Abs!
Existe algum exame que diga se um uma pessoa terá calvície? Tendo na família pessoas calvas.
Olá Leina, tudo bem?
Existem alguns, mas o dermatologista deve indicar o mais indicado para cada caso.
Pingback: Como tratar entradas no cabelo masculino: Shampoo caseiro de babosa! -