Ícone do site Cabelo Masculino Blog

Tá caindo?! Guia de como evitar a queda de cabelo

homem perdendo cabelo

Fonte: Reprodução.

É Impossível quem não fique preocupado com a queda constante de cabelo, e posso falar com um certo grau de certeza, o medo de ficar careca permeia o mundo masculino. Já havíamos comentado aqui que a queda normal de cabelo no dia-a-dia que costuma acontecer e em média de até 100 fios de cabelo por dia. Parece muito mais é completamente normal e nosso organismo produz mais fios do que perdemos por dia.

O que merece mesmo a atenção é se percebermos que existe um excesso de queda ou se os cabelos estão ficando finos e sem força. Na fase inicial podemos perceber as entradas laterais do cabelo aumentarem e em alguns casos mais avançados o topo da cabeça começa a ficar calvo. Saber o motivo porque eles caem é um tanto complicado pois vários fatores podem influenciar esse processo.

Quais fatores podem provocar a queda de cabelo?

Fonte: iStockphoto/Veja.

– Fator Genético: Se existe alguém da família com esse problema a chance de você sofrer com a calvície é maior. Nesse casos os dermatologista recomendam que se procure com antecedência um especialista para verificar se você digamos assim, foi “sorteado” com essa herança genética. Quando antes descobrir e tratar melhor.

Fonte: Reprodução

– Fatores emocionais: Os males do mundo moderno como estresse e depressão provocam tanto mal para o nosso organismo que o cabelo é um dos primeiros sinais que alguma coisa não vai bem.

Fonte: Reprodução

– Processos químicos: Algumas vezes a queda de cabelo se deve ao uso exagerado ou incorreto de tinturas, alisamentos , progressivas e afins. Se não for feito de maneira correta ou se o cabelo não for tratado e hidratado com se deve, os fios podem se enfraquecer, ficar quebradiços ou no pior dos casos ocasionar uma alopecia química. Até já falamos aqui sobre alisamentos e algumas dicas antes de fazer, vale a pena a leitura.

Muito relatam aqui no blog que o cabelo está ruim, tá caindo, seco e que só fez uma alisamento ou tintura. Pois bem, as vezes o que parece queda pode ser o cabelo se partindo. Isso mesmo, começa com fios opacos em com aspecto “emborrachado”, depois eles vão ficando mais secos e começam a se partir. Por isso que procedimentos corretos (feito com um especialista) e hidratação são fundamentais.

Fonte: Reprodução.

– Falta de vitaminas, má alimentação: Anemia, má alimentação, obesidade também podem favorecer a queda de cabelo. É muito importante uma alimentação equilibrada rica em vitaminas e minerais e exercícios para garantir também a saúde dos fios.

Fonte: Reprodução

– Envelhecimento: Pois é, uma etapa da vida em que alterações hormonais podem ocasionar o problema e que é conhecido nos homens como andropausa e em muitos casos pode levar à calvície.

Fonte: Tuka Urban

– Bonés: Falo por experiência própria, usar  boné constantemente, favorece e muito para a queda de cabelo. O boné abafa o couro cabeludo aumentando a umidade por causa do suor e isso favorece a proliferação de fungos, o que pode causar caspa, seborreia e doenças no couro cabeludo.

Bom, esse são algumas das causas que podem piorar ou ocasionar esse problema. Mas não se desespere, alguns passos acima podem ser corrigidos facilmente ajudando a prevenir a calvície.

Dicas para evitar a queda de cabelo

Partindo do principio fundamental de que a gente é o que come, começar se alimentando melhor é a base de tudo. Você sabe quais alimentos ajudam o cabelo crescer mais forte? Veja alguns:

Já perceberam que alguns suplementos vitamínicos para o cabelo tem o sempre aminoácidos na sua composição? Particularmente prefiro comer os alimentos que os contenham ao invés te tomar compridos, gosto de comer (e muito) e a gente sempre pode comer bem e melhor.

Fonte: nutrimos.wordpress.com

Pois bem, nosso amado arroz e feijão são ricos e aminoácidos e quando absorvidos pelo nosso organismo produzem proteínas específicas que fortalecem os cabelos. Que beleza hein?!

Outros alimentos amigos do cabelo saudável:

Enfim, aqui são alguns exemplos de alimentos que encontramos facilmente que podem ser incluídos na nossa dieta. Nem vou falar em fazer exercícios físicos e manter hábitos saudáveis que acho que todo mundo sabe que deve fazer entretanto alguns fingem ou não dão a mínima para isso. Não falo em correr a próxima São Silvestre, eu também não sou tão “caxias” assim, mas ir passear com o cachorro ou dar uma boa caminhada já ajuda bastante.

Cuidados importantes no cotidiano

Fonte: Nivea

Durante nosso dia a dia também podemos evitar alguns costumes que podem detonar os nossos cabelos, veja o que podemos evitar:

A industria cosmética tem evoluído muito e além de podermos escolher os produtos ideais para o nosso tipo de cabelo ainda temos várias opções de xampus e condicionadores anti-queda.

Suplementos vitamínicos

Em alguns casos de faz necessário o uso de alguns suplementos que irão nutrir os cabelos, deixa-los mais forte e evitar que os cabelos se enfraqueçam.

Veja o que falamos do Pantogar a um tempo atrás.

 

Receitas caseiras para o cabelo parar de cair e deixá-los mais fortes

Já contei minha saga da quase calvície que me assombrava e por isso sempre recomendo meu inseparável chá de amora. Falamos dele aqui nessa matéria.

Essa outra receita eu encontrei no blog do Hair stylists Marco Antonio Biaggi. É uma receita de chá milenar da medicina chinesa, confesso que não testei mas como os ingredientes são totalmente naturais, vale a pena testar.

Ingredientes

– 1 cenoura picada bem fininha com;
– 1 maçã picada bem fininha com casca e tudo.
– 1/4 de limão picadinho com casca.
– 1 litro de água fervendo.

Adicione a água como se fosse fazer uma infusão. Espere alguns minutos e já pode beber. Beba tudo no mesmo dia.

Sair da versão mobile