Cuidados ao fazer o alisamento – Da série cuidados com os cabelos parte I

Com base nas dúvidas dos leitores, ao decorrer da semana vamos criar uma série de artigos sobre cuidados e tratamentos para os cabelos. Nesse primeiro artigo vamos falar sobre os perigos de alisar de forma indiscriminada.

De uns meses pra cá tenho respondido inúmeros comentários sobre dúvidas sobre o alisamento de cabelo masculino, o que nos fez criar uma série de artigos a fim de alertar sobre os perigos das químicas quando usados indiscriminadamente, assim como o que significa cada tipo de alisamento, como aprender a cuidar e tratar dos seus cabelos.

Com base nessas dúvidas alguns pontos me deixaram bem preocupado quanto ao uso de diversos tipos de alisamentos feitos em casa a fim de obter os penteados iguais as dos artistas pop do momento (vide  Gusttavo Lima, Luan Santana, etc.), o que me faz na obrigação de esclarecer alguns pontos sobre estes procedimentos feito de forma errada.

Primeiro ponto- Alisamento não é brincadeira de final de semana!

São químicas que alteram a estrutura dos fios e não é feito para ser usado indiscriminadamente como se fosse um produto qualquer. Procedimento errado ou mistura de químicas vai fazer ele quebrar, cair, ter processos alérgicos e te dar uns bons anos de consulta médica para conseguir um pouco dele de volta.

Os procedimentos de alisamento são excelentes e trazem um resultado fantástico quando feitos com profissionais competentes que indiquem a química certa para um, tomando medidas preventivas que vão tornar o processo seguro.

Segundo ponto- Cabelo com alisamento precisa de hidratação sempre

Quando o cabelo recebe alguma química, os fios sofrem uma alteração em sua estrutura ocasionando na perda de alguns nutrientes tornando-o mais frágil, podendo ficar quebradiço ou com aspecto opaco e sem vida.

Por isso que a regra de ouro após o alisamento, é a hidratação feita com frequência. Existem excelentes produtos para os cabelos quimicamente tratados com preço muito acessível onde é possível fazer o tratamento em casa mesmo. Falaremos mais detalhadamente sobre isso em outro artigo da série.

Terceiro ponto – Quais os riscos nos processos de alisamento?

É importante destacar que todos os processos de alisamento e relaxamento são seguros quando realizados por profissionais qualificados e com produtos certificados pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Se você já faz alisamento, antes da aplicação de qualquer química, deve-se realizar o teste da mecha para verificar se a química presente no fio é a mesma do produto aplicado. Caso o cabelo comece a quebrar, é sinal de que as químicas não são compatíveis e o processo não deve ser realizado.

Para quem nunca fez o alisamento, é importante guardar sempre o nome da química e nome do produto de alisamento que você fez para informar ao seu cabeleireiro nas futuras aplicações.

Caso ocorra a mistura de químicas, ou seja, os fios possuem um tipo de alisamento e você faz outro diferente e não compatível, a descamação e rompimento dos fios é quase certa. Há casos em que a aplicação errada também traz problemas, por exemplo, o tioglicolato quando usado no sentido errado ao crescimento dos fios.

Bom, para inicio de conversa é isso. Espero ter esclarecido um pouco sobre as vantagens e desvantagens dos processo de alisamento. Nos próximos artigos da série falaremos sobre como identificar e lavar os cabelos corretamente.

11 comentários em “Cuidados ao fazer o alisamento – Da série cuidados com os cabelos parte I”

  1. Oi, eu alisei meu cabelo tem uns 20 dias com um relaxamento a base de amônia. E agora já ta crespo de novo, aí queria usar um relaxamento agora a base de guanidina. Posso passar por agora ou tenho que esperar um tempo?

    1. Olá Gustavo,
      A resposta é não, você não pode usar nada agora. Tem que esperar sim e não pode misturar químicas. E eu não posso diagnosticar o seu cabelo a distância. Tenha paciência e depois de pelo menos 2 meses, você precisa procurar um profissional competente, que possa ver como está o seu fio de cabelo, ai ele vai indicar o produto adequado, a química que possa alisar sem danificar o seu cabelo. O resultado de fazer uma química por cima da outra pode ser desastroso. Procure um profissional.
      Obrigado por visitar o nosso site, um abraço.

  2. Ola, sempre faço relaxamento no meu cabelo, quando tomo banho e ele seca naturalmente, ele fica muito ressecado, so fica cm aspecto bom, qua do esta mhafo, o que posso fazer pra ele secar naturalmente e fica bom? Obrigado

  3. Ola, estou precisando mudar meu corte de cabelo e a ideia é fazer um undercut, mas meu cabelo apesar de ser pouco liso, é muito volumoso o que acaba complicando, me indicaram o uso de um produto chamado “defrisagem gradativa” este produto é bem avaliado e recomendado????

    1. Willyans, a defrisagem é um processo um pouco menos potente do que a progressiva normal. Antes de mais nada é importante lembrar que não recomendado fazer qualquer procedimento se o seu cabelo está fraco, quebradiço ou com químicas recentes. O recomendado é você ter um teste alérgico (importante para qualquer pessoa!) e ir a um salão de confiança onde o profissional irá fazer o teste da mecha para saber se o seu cabelo poderá receber a química.

      Obrigado pela visita e qualquer dúvida é só falar!

  4. Iaê, fiz um alisamento porque meu cabelo era cacheado e não gostava muito, mais a química correu bem só que já faz 5 meses que fiz e com todo cuidado de Hidratação, shampoo com óleo de argan, óleo de argan e não melhorou e agora ?

    1. Oi Felipe. Provavelmente o seu cabelo já está fragilizado e toda vez que vc fizer os retoques os fios vão quebrar. O ideal é você fazer uma hidratação com foco na reestruturação capilar, para os fios ganharam “corpo” novamente. Utilize uma máscara de hidratação pelo menos 1 vez por semana, mas tem que ser um produto para cabelos quimicamente tratados. Xampu e condicionador desse linha também irá ajudar, mas lembre-se de fazer continuamente até o seu cabelo ficar bom novamente.

      Um abraço e bom 2016!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima