Há uma linha bem tênue quando falamos sobre alguma coisa como sendo “a melhor”, seja no que for. Entretanto, quando falamos de moda e estilo é impossível não olharmos para trás e vermos algumas referências que servem de inspiração para compor (e criar) novos estilos. E claro, os cortes de cabelo também não fogem à regra.
Durante toda a história da humanidade, o corte de cabelo masculino sempre foi símbolo de masculinidade, status, poder e posição social. Algumas vezes falamos sobre o assunto principalmente relacionado ao cabelo comprido, que para os homens principalmente de determinada época e cultura, significavam o “fator dominante masculino”, e pensar em um visual diferente para época era praticamente contrariar a masculinidade e o “poder de macho” diante da comunidade (qualquer semelhança com os dias de hoje não é mera coincidência) :/
Mas lembrando e pensando bem, na grande maioria dos ícones da história, o visual “ogro e bruto” não era tão marcante assim. Basta lembrarmos do padrão de beleza grego e de algumas figuras históricas da Roma antiga, logo podemos perceber como o visual “arrumadinho” era cultivado pelos homens desde os tempos remotos. E baseado nisso, selecionamos alguns estilos que marcaram época e são usados até hoje, de forma repaginada é claro, mas com inspiração no que já marcou a moda nos tempos idos.
Os melhores cortes de cabelos masculino de todas as épocas
Alexandre o Grande (350 A.C.)
Hoje poderíamos chamar este corte de cabelo de Messy Hair, ou cabelo com ondas e texturas. Ondas soltas e fios mais bagunçados eram a marca registrada do imperador Alexandre O Grande. Devido as suas várias conquistas, Alexandre conhecia o que de melhor existia na época em termos de cuidados e beleza. Produtos especiais e difíceis de se encontrar na época, como de perfumes e óleos para conservar a beleza. Dizem que o imperador macedônico usava água com açafrão para lavar os cabelos conservando assim os tons alaranjados, além de ter sido considerado o homem mais cheiroso da sua época. Então, quem disse que os cuidados masculinos é coisa da atualidade, é coisa apenas de “metrosexual” ?
Coincidência ou não, este estilo é um dos mais procurados em 2016, como podemos ver abaixo algumas variações e inspirações.
Para quem quiser adotar o corte de cabelo Messy Hair, que foi inspirado no de Alexandre o grande, saiba que o estilo é ideal para quem tem os cabelos ondulados e fios mais grossos. E na hora de pentear, a sugestão é usar spray (surf spray) ou pomada para ajeitar as ondas e deixar o penteado com efeito solto e natural.
Júlio césar (100 A.C)
Ao se observar esculturas e bustos existentes de Júlio César, podemos perceber que o imperador de Roma cultivava os cabelos ao estilo clássico, laterais e topo do mesmo tamanho e franja curta.
Em terras “gringas” (na Europa) o corte de cabelo é bem conhecido como corte francês, já por aqui ele fica é conhecido como corte clássico. Abaixo alguns dos estilos inspirados no corte a la “Julius”.
Além do estilo clássico, o corte combina com quase todos os tipos de rosto, embora os homens que possuam a testa um pouco maior precisem deixar um pouco mais de comprimento na franja. Para quem tem o rosto redondo, o tamanho um pouco maior no topo é necessário para equilibrar as linhas do rosto, caso contrário o corte fica muito rente a cabeça o efeito redondo é mais aparente.
Veja também : Cabelo masculino social – O clássico que é para todos!
Elvis e James Dean (Década de 50 e 60)
Não podemos falar de estilos icônicos sem citar esses caras é praticamente impossível. James Dean (a gente falou sobre o estilo dele aqui nessa matéria), ator americano da década de 50 considerado um “rebelde sem causa”, tornou-se referência pelo seu estilo simples e despojado, que representavam bem a juventude americana do pós-guerra da época. Morreu cedo, (24 anos) em um acidente de carro, o que fez dele um ídolo jovem eternizado.
Jeans, camiseta e casaco de couro, complementados por um bom sapato eram sua marca registradas. O cabelo estilo Rockabilly então nem se fala, é usado, replicado e reinventado a cada ano.
Elvis também imortalizou o mesmo estilo com topetes arrojados e maiores, o que também acabou virando marca registrada, e dos amantes do Rock da época.
Muitos outros cortes de cabelo ficaram na moda ano a após ano, com inspiração nesses dois caras, veja só.
Veja também: Cabelo masculino 2016: Veja quais tendências apostar
Will Smith (anos 90)
Se você é fã dele vai lembrar da série, um maluco no pedaço, onde Will tinha o cabelo black quadrado com o topo bem alto. Esse foi um dos estilos mais usados por quem tem cabelo crespo, sendo que uns usavam ele super alto e estruturado e já outros conseguiram adaptar para um penteado menor e mais fácil de controlar. O único problema deste corte é a manutenção, pelo menos três vezes no mês é preciso dar uma passadinha no salão.
Variação do corte existem muitas é claro, se você não quer ficar parecido com um viajante do tempo que acabou de chegar do anos 90, opte por cortes simétricos mas com tamanho reduzido.
Para manter o penteado, aposte em uma cera para cabelos crespos e ondulados. Ela ajuda a controlar os fios rebeldes do topo. Dá para fixar com spray para complementar o style.
#Fica a dica: Nessa matéria falamos um pouco sobre como cuidar dos cabelos crespos e encaracolados e ostentar o cachos!
>> Dê vida aos cabelos crespos! Dicas diárias de cuidado e hidratação
David Beckham (2014)
Sucesso nos campos e no mundo fashion, o cabelo de David Beckham é um dos mais usados até hoje. Este corte com franja mais longa e laterais mais curta, é uma excelente opção para quem procura um estilo versátil e sem muitos problemas na manutenção. Combina bem para quem tem o cabelo mais liso, mas dá para adaptar ao seu modo mesmo tendo o cabelo um pouco mais ondulado.
Para manter o penteado é você pode escolher entre uma pomada ou cera com fixação maior, ou para deixar o visual mais despojado usar um sea salt spray.
Concluindo
Escolher os melhores cortes de cabelo masculino não é uma tarefa fácil e está longe de agradar a todos. Escolhemos aqui grandes nomes que marcaram uma época, mas é claro, que cada um se identifica com um estilo ou outro.
A nossa intenção foi também mostrar como a aparência está ligada a cada personalidade e isso revela muito de nós. Não sabemos se a personalidade marca nossa estética ou se é ao contrário que revela o que somos realmente. Mas uma coisa é certa, detalhes em nossa aparência nos fazem ser lembrados por muito tempo! Quem sabe você não será o próximo a encabeçar uma lista dessas daqui a alguns séculos, não é mesmo?
Eu tenho uma dúvida, é que tipo eu alisei meu cabelo faz acho que uns 10 a 15 dias atrás, porém não funcionou o alisamento e meu cabelo ficou normal, aí eu queria saber se eu já posso alisar novamente (já que não funcionou antes), e usar outro alisante diferente do que deu errado, ou devo esperar mais?
O ideal é você procurar um profissional para te indicar a química certa. Como o seu alisamento foi ressente, se a grupo de química não for compatível pode haver uma reação fazendo o seu cabelo simplesmente cair, isso se chama “corte químico”. Procure um profissional, explique a situação (mostre qual tipo de alisamento fez) que ele lhe indicará o melhor procedimento. Abs!